quinta-feira, 4 de dezembro de 2014

Preciosas Pedras : Citrino

Pouco conhecido, o citrino é uma derivação do quartzo com impurezas que lhe concedem uma coloração amarelo-alaranjada e por vezes até vermelha.

Na natureza existem poucas gemas de coloração amarela, diamantes e safiras podem ocorrer nessa coloração, porém por serem extremamente raras tornam-se muito caras.

Muitas vezes chamada de topázio-de-ouro, topázio-madeira ou  topázio-espanhol, esse mineral pouco tem em comum com o topázio.
O nome Citrino deriva de sua coloração que varia do amarelo-alaranjado ao verde-amarelado, cores comuns nas frutas cítricas.

O citrino começou a aparecer nos meados de 1930, na Espanha onde sua coloração única tornou-se popular na confecção de jóias.
Citrino em forma bruta
Sua coloração próxima ao ouro a tornou popular na época e acabou tornando-se extremamente valiosa, porém a escassez de jazidas acabaram à tornando rara.

Os maiores produtores de citrino são à Escócia e o Brasil, esse último por ser um dos maiores produtores de quartzo ao qual o citrino é derivado.

Algumas gemas podem ter coloração alterada para próximo do citrino através de processos químicos e aquecimentos, porém acabam perdendo o valor justamente por volatizar suas propriedades estruturais.
É  um gema relativamente barata para joalheria, mais barata que ametista, mas existem jóias de alto valor confeccionadas com elas.
Pulseira de citrino e ouro
Anel de Citrino e ouro

0 comentários:

Postar um comentário