quinta-feira, 20 de novembro de 2014

Preciosas Pedras: Água Marinha

Boa tarde.

Seguindo a série Preciosas Pedras, hoje apresentamos a joia do mar:

Água Marinha (Aquamarine)

Água marinha é derivado do berilo, mineral este que  está presente também na preciosa emeralda. O nome exato do mineral da água marinha seria berilo azul e possui mais dois mineráis juntos o crómio e vanádio.

De extrema beleza e com azul-esverdeado translúcido característico, é uma gema muito utilizado na joalheria por ser relativamente barata.

Na natureza é encontrada desde os Estados Unidos até o Brasil, sendo o último um dos principais produtores de Água marinha possuindo mais de mil variações.

Água marinha em estado bruto
Maior água marinha do  mundo de Resplendor/MG
Uma das maiores jazidas de água marinha estão no Rio Grande do Norte, porém a maior água marinha lápidada do mundo veio de Minas Gerais, a Dom Pedro.
Extraída em  1980, ela pesa 24,87 kg e mede 53 cm de altura. Mais além foi enviada para Alemanha aonde  foi lapidada em forma de obelisco e hoje encontra-se exposta no Museu de História Natural do Instituto Smithsonian em Washington/Estados Unidos.


Em sua visita ao Brasil a Rainha da Inglaterra, Elizabeth II, foi presenteada com um conjunto de peças extraídas e confeccionadas aqui mesmo.
Conjunto de água marinha presenteado à rainha da Inglaterra
Elizabeth II exibindo jóias em água marinha do Brasil

São raros os exemplares com um azul intenso e sem tons esverdeados, uma vez que a maioria das águas-marinhas com um azul perfeito foram sujeitas a tratamentos especiais, o sendo o principal o aquecimento da gema. Este tratamento elimina os tons esverdeados fazendo com que a gema fique com um aspecto mais impressionante. Contudo, nem sempre as pessoas preferiram assim, algumas pessoas preferem os tons naturais por ser mais parecido com o azul do mar.
Anel com Água marinha lapidada.




0 comentários:

Postar um comentário